A Replica da Igreja que foi construída em 1956, por dois garotos adolescentes que nesta casa tiveram as suas infâncias, e segundo nos contou a sua irmã (conhecida por Marina) e, ainda, residente na mesma casa. Esta construção foi algo que começou, apenas, como uma brincadeira de criança, pois, que naquela época( as crianças) não tinham o habito de ficarem nas ruas e como estavam de férias das aulas, do Colégio Cristo Rei, resolveram construir uma igrejinha idêntica a que tinham em frente de casa. Como eles eram dois meninos muito aplicados nas aulas de matemática e em outras disciplinas resolveram passar as férias desenhando, calculando e construído a replica da Catedral de Santa Águeda. Mas a brincadeira foi tão levada a sério, por estes dois pequenos “precoces gênios da engenharia”, que eles viraram manchete da famosa Revista Cruzeiro na pág. 18 em setembro de 1957 , que era uma das mais bem conceituadas Revistas do Brasil da época. A Revista Cruzeiro trouxe a noticia do fenômeno alcançado por dois garotos, um de 12 anos e outro de 13 aninhos, que encantaram a cidade de Pesqueira e a todos da Região, Com esta construção idêntica, tanto na parte exterior o quanto da interior, que até a Santa Águeda, no altar, e os bancos para os fiéis sentar eles tiveram o cuidado de fazer, tudo, com perfeição.
Em relação aos nossos artistas Pesqueirenses. Porque, esta igrejinha trata-se de uma verdadeira Obra de Arte, que já completou 53 anos de construída e fora construída com tijolinhos feitos em forminhas de caixinhas de fósforos e usados mais de 4.300 destes tijolinhos, que os meninos pacientemente faziam, em barro, e botavam para secar no quintal, além, das pedras que eles quebravam para fazer o alicerce. Foi, Realmente, um excelente trabalho artesanal que levou aproximadamente 40 dias de brincadeira dos Garotos Mauro e Marcelo Mota de Avelar. Filhos do Comerciante Nelson Avelar. Isso, sem falar que, ainda, achando pouco eles fizeram no aniversario da Santa Padroeira da cidade, uma replica da Barraca da festa enfrente a igrejinha (construída por eles) com parquinho e tudo mais.
Fonte:http://www.vidanews.net.br/entretenimento/a-curiosa-historia-da-construcao-da-igreja-de-santa-agueda-e-de-sua-interessante-replica-construida-na-casa-ao-lado/
Pois é, hoje os de 12 e 13 aninhos tão traficando, matando e chefiando gangs. Bons tempos de um Brasil inocente e puro, livre das drogas e da televisão que é a propaganda do capeta.
ResponderExcluir