Pular para o conteúdo principal

Réplica da Igreja de Santa Águeda (Construída a mais de 50 anos)


















 A Replica da Igreja que foi construída em 1956, por dois garotos adolescentes que nesta casa tiveram as suas infâncias, e segundo nos contou a sua irmã (conhecida por Marina) e, ainda, residente na mesma casa. Esta construção foi algo que começou, apenas, como uma brincadeira de criança, pois, que naquela época( as crianças) não tinham o habito de ficarem nas ruas e como estavam de férias das aulas, do Colégio Cristo Rei, resolveram construir uma igrejinha idêntica a que tinham em frente de casa. Como eles eram dois meninos muito aplicados nas aulas de matemática e em outras disciplinas resolveram passar as férias desenhando, calculando e construído a replica da Catedral de Santa Águeda. Mas a brincadeira foi tão levada a sério, por estes dois pequenos  “precoces gênios da engenharia”, que eles viraram manchete da famosa Revista Cruzeiro na pág. 18 em setembro de 1957 , que era uma das mais bem conceituadas Revistas do Brasil da época.  A Revista Cruzeiro trouxe a noticia do fenômeno alcançado por dois garotos, um de 12 anos e outro de 13 aninhos, que encantaram a cidade de Pesqueira e a todos da Região, Com esta construção idêntica, tanto na parte exterior o quanto da interior, que até a Santa Águeda, no altar, e os bancos para os fiéis sentar eles tiveram o cuidado de fazer, tudo, com perfeição.
Em relação aos nossos artistas Pesqueirenses. Porque, esta igrejinha trata-se de uma verdadeira Obra de Arte, que já completou 53 anos de construída e fora construída com tijolinhos feitos em forminhas de caixinhas de fósforos e  usados mais de 4.300 destes tijolinhos, que os meninos pacientemente faziam, em barro, e botavam para secar no quintal, além, das pedras que eles quebravam para fazer o alicerce. Foi, Realmente, um excelente trabalho artesanal que levou aproximadamente 40 dias de brincadeira dos Garotos Mauro e Marcelo Mota de Avelar. Filhos do Comerciante Nelson Avelar. Isso, sem falar que, ainda, achando pouco eles fizeram no aniversario da Santa Padroeira da cidade, uma replica da Barraca da festa enfrente a igrejinha (construída por eles) com parquinho e tudo mais.

Fonte:http://www.vidanews.net.br/entretenimento/a-curiosa-historia-da-construcao-da-igreja-de-santa-agueda-e-de-sua-interessante-replica-construida-na-casa-ao-lado/

Comentários

  1. Pois é, hoje os de 12 e 13 aninhos tão traficando, matando e chefiando gangs. Bons tempos de um Brasil inocente e puro, livre das drogas e da televisão que é a propaganda do capeta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O começo de tudo em Pesqueira seu crescimento.

Primeira casa de Pesqueira segundo os mais velhos moradores da cidade. Praça da Rosa a alguns anos atràs. Fábrica Peixe enorme pra sua época.Pesqueira foi um grande produtor de doces e derivados de tomate. A fábrica Peixe ainda existe até hoje, mas não mas aqui na cidade. Foi comprada pela Círio/Bom Bril.No seu apogeu industrial, nos anos 40/50/60, Pesqueira era a cidade mais desenvolvida da região, sendo mais ainda que Caruaru (hoje com + de 270.000 habitantes). Mais ou menos nessa época ganhou um Aeroporto de rota nacional, funcionando também como Aeroclube (um dos poucos do Norte e Nordeste na época). Hoje, não passa de aviário, ou seja, tem a pista, mas não se usa.Hoje Pesqueira tem em torno de 60.000 habitantes Na época se fazia fila,para os caminhões entrerem na fábrica vindo da zona rual trazendo a materia prima que era o tomate. Carro da Fábrica Peixe Primeiro avião a pousar em Pesqueira. Avião da Fábrica Peixe,muito legal essa foto.

Vaquejada Santa Cruz do Capibaribe-PE

Carnaval de Arcoverde 2014 (Programação)

Programação do  Carnaval Folia dos Bois de 2014 Seguindo os padrões de anos anteriores, a prefeitura de Arcoverde anunciou a programação do seu Carnaval Folia dos Bois, que acontece entre os dias 1º e 4 de março. O anúncio foi durante coletiva da prefeita do município, Madalena Britto (PB), no seu gabinete. A tão esperada cantora Alcione não entrou na lista de Arcoverde na programação liberada pela Empetur. Os nomes nacionais que estarão aqui são Sandra de Sá, que veio em 2013, e os grupos de samba Sem Compromisso e Karametade. Na programação ainda tem Quinteto Violado, Som da Terra, Gustavo Travassos, Saia Elétrica, entre outros. A abertura, no sábado de Zé Pereira, contará com o tradicional desfile do Bloco do Zé Pereira, saindo do São Geraldo, às 19h, em direção à praça da Bandeira que terá shows da Orquestra Contemporânea do Recife e a banda Arreio de Ouro Elétrico. Abaixo a programação completa do Palco principal, na Praça da Bandeira. Durante o dia, os pólos do São Cristó