- A colonização portuguesa na região onde habitam os Xukuru ocorreu a partir de 1654, quando o Rei de Portugal fez doações de grandes sesmarias de terras, a senhores de engenho do litoral para criação de gado. Em 1661, atendendo uma solicitação oficial, os padres Oratorianos fundaram o Aldeamento do Ararobá de Nossa Senhora das Montanhas, onde também os missionários possuíram fazendas de gado utilizando a mão-de-obra indígena. Com o Diretório do Marquês de Pombal de 1757, o antigo Aldeamento do Ararobá foi elevado em 1762 à categoria de Vila, com o nome de Cimbres. Em 1880 a sede do município foi transferida para Pesqueira e Vila de Cimbres passou a condição de distrito.
Primeira casa de Pesqueira segundo os mais velhos moradores da cidade. Praça da Rosa a alguns anos atràs. Fábrica Peixe enorme pra sua época.Pesqueira foi um grande produtor de doces e derivados de tomate. A fábrica Peixe ainda existe até hoje, mas não mas aqui na cidade. Foi comprada pela Círio/Bom Bril.No seu apogeu industrial, nos anos 40/50/60, Pesqueira era a cidade mais desenvolvida da região, sendo mais ainda que Caruaru (hoje com + de 270.000 habitantes). Mais ou menos nessa época ganhou um Aeroporto de rota nacional, funcionando também como Aeroclube (um dos poucos do Norte e Nordeste na época). Hoje, não passa de aviário, ou seja, tem a pista, mas não se usa.Hoje Pesqueira tem em torno de 60.000 habitantes Na época se fazia fila,para os caminhões entrerem na fábrica vindo da zona rual trazendo a materia prima que era o tomate. Carro da Fábrica Peixe Primeiro avião a pousar em Pesqueira. Avião da Fábrica Peixe,muito legal essa foto.
tenho orgulho de ter esta linda cidade pernambucana onde nasce o meu querido rio ipanema que banha meu municipio de poço das trincheiras,passando o rio por detras da minha casa Sitio Barro VermelhoII,lindo rio qual o amo muito.
ResponderExcluir