Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2009

O começo de tudo em Pesqueira seu crescimento.

Primeira casa de Pesqueira segundo os mais velhos moradores da cidade. Praça da Rosa a alguns anos atràs. Fábrica Peixe enorme pra sua época.Pesqueira foi um grande produtor de doces e derivados de tomate. A fábrica Peixe ainda existe até hoje, mas não mas aqui na cidade. Foi comprada pela Círio/Bom Bril.No seu apogeu industrial, nos anos 40/50/60, Pesqueira era a cidade mais desenvolvida da região, sendo mais ainda que Caruaru (hoje com + de 270.000 habitantes). Mais ou menos nessa época ganhou um Aeroporto de rota nacional, funcionando também como Aeroclube (um dos poucos do Norte e Nordeste na época). Hoje, não passa de aviário, ou seja, tem a pista, mas não se usa.Hoje Pesqueira tem em torno de 60.000 habitantes Na época se fazia fila,para os caminhões entrerem na fábrica vindo da zona rual trazendo a materia prima que era o tomate. Carro da Fábrica Peixe Primeiro avião a pousar em Pesqueira. Avião da Fábrica Peixe,muito legal essa foto.

História

A origem de Pesqueira remete ao ano de 1800, quando o capitão-mor, Manoel José de Siqueira, recebeu umas terras localizadas ao pé da Serra do Ororubá. Nelas, o capitão construiu a sua casa, onde hoje é a sede da Câmara Municipal, e a igreja de Nossa Senhora dos Homens. Aos poucos, o pequeno lugarejo, chamado Fazenda do Poço Pesqueiro, começou a crescer em importância. A fazenda tinha uma estrutura audaciosa para a época e logo ficou conhecida, ganhando assim o título de sede do município de Cimbres. Somente em 1880 o lugarejo é elevado à categoria de cidade com o nome de Pesqueira. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Cimbres, Mimoso, Mutuca, Papagaio, Salobro, Ipanema, Cajueiro, Beira Mar, Capim de Planta e Cacimbão. Entre seus filhos, destacam-se nomes importantes para a história brasileira, como o Cardeal Arcoverde (1º cardeal da América Latina, que deu nome ao município pernambucano de Arcoverde ), o Barão de Cimbres, o Barão de Vila B

Turismo

Pesqueira, a 215 km do Recife, reserva dezenas de atrações para quem a visita. São santuários católicos e indígenas, como o de Nossa Senhora das Graças, em Cimbres , além de reservas naturais com matas, trilhas e cachoeiras. O passeio pode ser iniciado pelas serras do município, onde é possível praticar esportes como o alpinismo. Para isso, uma boa alternativa é a Serra do Gavião, com 755 metros de altura, que no passado serviu de esconderijo para cangaceiros. Também há a Serra do Guarda, palco, em 1936, da aparição de Nossa Senhora das Graças. A santa apareceu, no ano de 1936, a duas crianças camponesas, quando pediu ao mundo para rezar o terço diariamente. Desde então, o local se transformou num dos principais santuários de Pernambuco, atraindo milhares de fiéis todos os anos. Outro atrativo é a Serra do Orubá, ocupada por 24 aldeias de índios Xucurus, onde pode-se encontrar lagos, açudes, cachoeiras e uma rampa natural de vôo livre, utilizada em campeonatos anuais de asa delta. É im

Carnaval

Reza a lenda que tochas sobrenaturais aparecem em cima de árvores, assustando os caçadores do município de Pesqueira. As assombrações ficaram conhecidas como caiporas, seres noturnos que pregam peças em caçadores e cães. Para "acalmar" os caiporas, colocavam-se fumo e cachaça nos troncos das árvores. Em 1962, João Justino criou o bloco carnavalesco Os Caiporas (foto acima), que transformou o que era assustador numa grande diversão. Homens, mulheres e crianças saem às ruas vestidos de terno e gravata com enormes sacos de estopa na cabeça. O bloco, que desfila à noite, animando os três dias de Momo, se transformou na marca do carnaval pesqueirense.

Algumas fotos tirandas a noite!

Praça Dom José Lopez! Ao fundo a antiga Fábrica peixe o seu Bueiro q ainda resiste ao tempo! Que bela imagem.

Reliquias de Pesqueira!

Seminário São José! Igreja Mãe dos Homens. Antiga estação ferroviária da Pesqueira. Prefeitura Municipal de Pesqueira. Antigo Casarão da extinta Peixe,mas ainda continua bem concervada! Por outro ângolo! Chega da gosto de ver o passado bem vivo no presente. Catedral Catedral situada no centro de Pesqueira,na Praça Dom José Lopez. Colègio Santa Dorotéia.